quarta-feira, 25 de abril de 2007
VÍDEO DA OFICINA DE DANÇA
quinta-feira, 19 de abril de 2007
VÍDEO DA OFICINA DE CANTO CORAL
Conhecendo e Preservando a Memória Ancestral


A iniciativa foi elaborada, a partir da constatação do vergonhoso percentual de pessoas que lêem sistematicamente no Brasil, e, se avaliarmos este hábito a partir de um determinado recorte étnico-social (negros e pobres) ele é quase inexistente.


A Biblioteca Ori Inu Erê vem propor a abertura de um espaço que reverta esse quadro, na medida em que facilitará e incentivará o exercício prazeroso da leitura junto a crianças e adolescentes, bem como, promoverá o protagonismo juvenil através do acesso a conhecimentos históricos fundamentais à compreensão da realidade atual vivida pelos afrodescendentes no Brasil, possibilitando assim, opções conscientes de intervenção social

No dia 14 de abril de 2007, foi realizado mais um dia de atividades no projeto ORÍ INÚ ÉRÈ. Depois de soltarmos a voz no cântico a Olodumare (olojó-oni) foram realizadas respectivamente as seguintes oficinas:
CANTO-CORAL-(Toyebi): foi trabalhado o canto com a música “FAVELA”. A princípio todos estranharam um pouco, afinal já a algum tempo não haviam oficinas de canto-coral, entretanto depois do aquecimento proposto por Toyebi todos começaram a se soltar um pouco mais.
DANÇA-(Robson): fomos divididos em dois grupos o primeiro grupo já tinha uma idéia de como era a coreografia, pois já tinham visto na última semana. O segundo grupo eram crianças que haviam faltado no sábado anterior. O Robson passou alguns movimentos para ambos os grupos até que os dois grupos puderam juntar-se fazendo a coreografia.
CAPOEIRA ANGOLA-(Obafemí): começou com um exercício de aquecimento, caminhamos pelo espaço no movimento do caranguejo, nos deslocamos fazendo o “AÚ”. Em seguida dividimos os movimentos em seqüências.Para encerrar foi feita uma grande roda no chão e duplas voluntárias mostravam as seqüências.
Nesse dia não ouve protagonismo juvenil, devido a uso do espaço de tempo para a formação dos educadores do projeto.
FORMAÇÃO DOS EDUCADORES - estavam presentes nesse nessa formação: Baba Digba, Obafemí, Olorí Oba, Abiase, Bándele, Toyebi, Pele e Temilaio. Essa foi feita para ser discutida a metodologia com que começaria a ser realizado o encontro do projeto. Começou com um ritual de limpeza feito por Baba Digba. Foram feitas algumas reflexões sobre algumas fotos levadas por Olorí Oba, depois de muita conversa foi feita à relação de oficinas do próximo encontro.
Assinado: Obá Bandelè (estagiário do Áfricanamente)